Se você quer iniciar a carreira de designer freelancer mas não sabe muito bem por onde começar, você chegou no lugar certo! O trabalho como freela não é fácil, mas com dedicação e disciplina, você será capaz de estruturar o seu negócio e ter uma carreira duradoura. Confira a seguir algumas dicas especiais que preparamos para você se dar bem!

Começando do zero: invista em conhecimento e certificações

A primeira coisa que você precisa fazer é desenvolver as habilidades necessária para ser um freelancer. A carreira de designer requer uma atualização contínua, porque sempre tem algo novo. É importante que você consiga desenvolver um trabalho de qualidade, mas ter certificações ajuda muito na hora de se destacar. Invista em cursos online, workshops e palestras. A faculdade também é uma opção válida, mas tenha em mente que é um processo mais lento e que, diferente do curso online, que depende apenas do seu desempenho, uma graduação demanda um acompanhamento geral junto à sua turma.

Procure profissionais já consolidados como freelancer. Converse com eles sobre experiências, dificuldades, sobre como é a carreira. Aprenda com quem já faz o que você quer fazer.

Organize-se: prepare a sua marca, o seu espaço e faça o seu planejamento

        A partir de agora, você tem que pensar que o seu trabalho é a sua empresa. E como qualquer outra empresa, você precisa fazer o seu planejamento e criar a sua marca. Você vai precisar ter:

– Logotipo: Crie uma identidade visual para a sua marca. É importante que tudo isso esteja alinhado, afinal, agora você é um profissional.

– E-mail: Cadastre um e-mail simples, nada de usar aquele e-mail antigo “monster21@hotmail.com”. Crie algo mais sério. Qual é a imagem que você quer passar para o seu cliente?

– Planejamento: Defina metas, horário de trabalho, planilha para controle financeiro, serviços oferecidos e preços. Se você ter clareza das suas metas, você consegue identificar qual é a demanda de horário que você precisará cumprir. É fundamental você ter bem definido quais os serviços e valores que você vai oferecer ao seu cliente. Isso requer uma análise da concorrência, do tempo que você irá gastar para cumprir o projeto e das demandas do serviço. Dica importante: tenha controle do caixa da empresa e nunca misture a sua conta pessoal com a sua conta jurídica.

– Um espaço para trabalhar: Você precisa decidir se irá trabalhar em um escritório, cafeteria, em um espaço de coworking ou em casa – uma das comodidades de se trabalhar como freela -. Caso você decida trabalhar em casa, é fundamental que você tenha um espaço específico pra isso. Busque um local iluminado, com pouco barulho e com equipamentos de qualidade. Se você optar por ficar em casa, mas não mora sozinho, vale a pena conversar com a sua família para que eles respeitem o seu horário de trabalho. E tenha disciplina também! Trabalhar em casa é mais difícil do que parece.

Crie um portfólio

Ter um portfólio é importante porque é através dele que o cliente poderá ver os trabalhos já desenvolvidos e concluídos por você. Isso pode ser um diferencial e decisivo na hora da escolha do profissional.

Existem alguns sites gratuitos onde você pode criar o seu portfólio ou, se você tiver um site – que é mais legal ainda -, você pode deixar uma parte destinada aos projetos concluídos.

Caso você ainda não tenha trabalhos concluídos, utilize os projetos da universidade, criações livres ou procure uma Ong que precisa desse cuidado, desenvolva a arte para eles e divulgue em sua página. Isso conta muito e você ainda ajuda um projeto que precisa!

Faça network

O cliente, assim como qualquer outra pessoa, não tem muito tempo. Então, se você puder oferecer um pacote completo de identidade visual, por exemplo, com o logo, o site e as impressões, você pode se destacar das empresas que só trabalham com a criação.

Isso não significa que você precisará investir nos equipamentos de impressão, mas é importante que você faça network, busque parceiros para complementar o seu trabalho. Pode ser essa parceria que vai definir a negociação com o seu cliente.

Divulgue o seu trabalho

Com tudo organizado, divulgue o seu trabalho! Fale com a família, com os amigos, com os vizinhos. Crie um cartão de visitas, divulgue nas redes sociais.

No início da sua carreira, é você quem vai ter que correr atrás do cliente. Por isso, utilize todas as ferramentas disponíveis para divulgar o seu trabalho. Através da internet, você pode atender outras cidades, outros estados e até outros países.

Next Freela, por exemplo, é uma plataforma muito interessante pra quem segue é freelancer. As empresas e pessoas publicam projetos com as orientações e os freelas podem se candidatar para realizar o trabalho. Sim! Ela conecta as empresas aos freelas. Quer saber mais? Clique aqui e faça o seu cadastro. Você pode começar agora mesmo!

Lembre-se: a sua empresa é você. Se você não trabalhar, sua empresa não terá lucro. Está pronto para começar? Boa sorte e muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *